A DISCRIMINAÇÃO DO BOXER BRANCO

Os Boxers brancos não são permitidos desde 1925, mas até hoje nascem mas ninhadas e não recebem pedigree. Há quem diga que são albinos e livros estrangeiros da raça alegam que, mesmo não sendo albinos, podem produzir filhotes com tal anomalia em duas ou três gerações, sendo esse o motivo da proibição. Tudo indica que isso não é verdadeiro, seja pelo que se sabe pela teoria genética de cor dos cães, como por experiências práticas. Há, na realidade, uma certa confusão que leva muita gente a achar que todo animal branco é albino, já que tudo albino é branco. O albinismo é a ausência total de pigmentos, traz também pele e mucosas cor-de-rosa, e olhos vermelhos, segundo os ratos de laboratório. Segundo Clarence Little, autor do livro The Inheritance of Coat Color on Dogs, não há nenhum indício que olhos azuis caracterizem o albinismo. O Boxer branco apesar da pele rosa, tem, na grande maioria das vezes, todas as mucosas pigmentadas e olhos escuros. Little vai mais longe, além de afirmar que o fenómeno do albinismo é raríssimo nos cães, no caso do Boxer ele específica o gene que causa o branco, chamando-o de "sw". Já o gene no albinismo é o "ca". Os dois são completamente independentes. Portanto, não se tem por que achar que cruzando várias gerações de brancos, ou seja exemplares que podem conter o fator "sw", se chegará num cão albino, que necessariamente porta o factor "ca". Beatriz Goldschmitd, geneticista animal da Universidade Federal Fluminense, reafirma que o albinismo é raro em cães e qualquer raça está igualmente sujeita a ele, mesmo que de forma eventual. "O Boxer branco não é mais predisposto ao problema que os outros cães", completa. Pela experiência prática, Hilda Drumond cinóloga que já leccionou genética de cor de animais, atesta que já fez mais de 10 cruzamentos entre brancos e misturou pelo menos 3 gerações consecutivas, sem que nunca aparecesse um albino. Mas, há um caso ou outro que pessoas contam que já viram Boxers de olhos vermelhos. E daí, das duas uma. Ou o exemplar era mesmo albino, pois como já dito qualquer raça de cão ou espécie de animal pode ter eventualmente sê-lo, o que nem de longe significa que seja uma característica do Boxer branco. Ou quem viu, se confundiu, pois a terceira pálpebra às vezes é rosada e pode dar falsa impressão de que a íris é de cor vermelha. Ainda assim, mesmo descartando a ideia do albinismo, alguns podem dizer que por ser "sw" um gene recessivo, poderia causar sensibilidade ao sol e doenças de pele. Mas, nem isso é observado em Boxers brancos. Hilda, que já teve diversos, nunca teve qualquer problema. Regina, que tem uma fêmea branca, comenta que ela adora ficar exposta ao sol e também nunca manifestou nada de errado na pele. Vale dizer que o branco existe na raça pois ela nasceu – no final do século passado – da mistura do pequeno Bullenbeisser, antigo cão de caça que imobilizava a presa, com um Buldogue totalmente branco, cujo nome era Tom. Daí por diante a raça passou a ser oficialmente chamada de "Boxer" e inúmeros cães brancos nasceram e foram registados, inclusive a primeira grande reprodutora, chamada Meta, que tinha apenas uma mancha tigrada na cabeça e uma pinta ao lado esquerdo do corpo. O resto era branco como neve. Seria então este "outro" motivo para proibi-lo, ou seja uma tentativa de tirar a influência do Buldogue? Não, isso não é, em momento algum, alegado na bibliografia da raça.
REVISTA CÃES & CIA

40 comentários:

Jorge Dias disse...

Olá.
só agora vim avisitar este seu espaço e confesso que gosto.
ealmente é uma discriminação o facto de não reconhecerem o boxer branco.
Mas tambem quem precisa que o reconheçam??

Paula disse...

Adoro esta raça. Os nramcos são lindos mesmo! Acho também muito injusto que o Clube Português de Canicultura não reconheça os boxer´s brancos.

ronaldo disse...

tenho um boxer branco pirata com 14 meses pesa uns 30 kg, forte, amável, e excelente cão de guarda, não o troco por nenhum boxer com pedigree,valeu!!!

Anónimo disse...

Adoptei uma boxer branca, tinha sofrido maus tratos, já era adulta e estava muito debilitada...! Felizmente consegui recupera-la quase totalmente! Só quem tem um sabe o quanto são especiais! A minha é mais inteligente que muitas pessoas que conheço... adoro-a! e o dedigree não faz nenhum animal feliz...! Enfim!

Pimenta_ disse...

tive um boxer branco pirata! viveu 10 anos! tivemos que sabrificalo por causa de cancer nos testiculos!atulamente moro em apartamento, mas me apaixonei de tal geito que assim que voltar a morar numa casa a primira coisa que farei é comprar outro boxer... e não importa a cor... mas seinceramente acho o branco o mais lindo!

Anónimo disse...

olá!
Então tenho um boxer branco tbm, ganhei há pouco tempo, ele é lindo dócil, compamheiro amo ele, porém é albino, sofre com o calorm problemas do fígado, enche de bolhasna pele, nossa estou procurando algum rémedio que poça ajudar contra essas bolhas alguém pode me ajudar por favor?
jucilenevendas@hotmail.com

Anónimo disse...

´HÁ.. E O NOME DELE É WILLI TEM 5 ANINHOS FOFO DEMAIS....

JUCILENE

Elisangela Maria disse...

Tenho 3 cães na cor dourada, mas sou louca por um branco e sempre que minha fêmea fica prenha fico na expectativa que venha um branco. Até os animais sofrem preconceitos!! Que bobagem!! Não se esqueçam que Deus é perfeito e tudo que ele faz também!!
Então pq considerar característica diferente como sendo um defeito? Imaginem se todos os animais e homens fossem iguais. que falta de graça seria né. viva a diferença entre os animais tbm!!!

Juliano disse...

tenho 2 femeas e 2 machos brancos estou começando uma criação, são os cães melhores que já tive, por isso resolvi crialos. estarei vendendo filhotes em breve.julianoprisma@gmail.com

Anónimo disse...

Gente, comprei um boxer branco!! É a coisa mais linda a carinhosa!!! Não estou nem ai se não tem pedigree!! Minha fofura!!!

Anónimo disse...

Olá. Vejam uma matéria que encontrei na internet sobre o Bóxer Branco. O link é este:
http://www.portaldacinofilia.com.br/portal/2012/04/23/boxer-branco-pode-ter-pedigree/

Dê uma lida. Abraços a todos!

Anónimo disse...

Boa tarde. Tenho lido seu blog, tenho um boxer branco chamado Bruce que me inspirou a fazer as seguintes tirinhas:

http://boxerbrancao.wordpress.com/

Realmente o boxer é único, viva o boxer!

Mau disse...

Parabéns pelo artigo. Tenho uma boxer branca de dez meses, com pintas negras em ambos olhos. Ela é linda, super-amável...muitíssimo inteligente e carinhosa. Não apresenta qualquer doença. É uma raça imbatível!

Anónimo disse...

Há cinco anos que tenho uma boxer branca e graças a Deus nunca me deu trabalho e posso dizer a vcs que de todos os cachorros que eu tive,éssa é a mais carinhosa.

Anónimo disse...

Oi gente,tenho um boxer todo branco sem nenhuma mancha,branco mesmo,e de tanto ficar no sol ele ficou todo assado com a pele vermelha,queimada,passei pomada de assadura de nenem pra poder melhorar,mas isso nunca tinha acontecido,ele tem 5 meses,chama Huck!

Unknown disse...

Nosso boxer branco realmente e especial... carinhoso bricalhao e muito inteligente. Nao perde em nada dos que tem pedigree.

Anónimo disse...

tenho um boxer branco há 8 anos e meio e nunca tive problemas.. extremamente inteligente e obediente.. excelente cao de guarda.. seus pais tinham pedigree e este e como se tivesse pois ele tem todas as características para o ser..

Unknown disse...

Oi eu tinha uma boxer caramelo muito linda tinha 14 anos estava muito bonita mas der repente ela começou a canbalea levei urgentemente ao veterinário tumor na cabeça foi muito difícil mas é a melho das raças seja branca ou não.

Unknown disse...

Oi eu tinha uma boxer caramelo muito linda tinha 14 anos estava muito bonita mas der repente ela começou a canbalea levei urgentemente ao veterinário tumor na cabeça foi muito difícil mas é a melho das raças seja branca ou não.

Unknown disse...

acabo de perder a minha MEG aos 12 anos de idade,uma linda boxer branca,resgatei da rua muito debilitada e posso afirmar com certeza que É a raça mais linda,fiel,carinhosa,guardiã,muleca,e companheira que existe,nunca espere surpresas desagradaveis de uma boxer pois a unica surpresa e que a cada dia ela consegue te amar mais e mais,umas das raças mais fieis e amavel desse mundo,estou doente por outra da mesma raça e branca tb

Anónimo disse...

Tive um boxer branco, ele era como um filho. Doce e muito fofo, ele morreu com 12 anos por causa do cancer. Quando vejo um boxer branco não resisto, tenho que chegar perto e fazer um carinho.

Vanessa disse...

Tenho um boxes branco,Zeus 2 meses,tem uma manchinha preta pequena encima do olho esquerdo, ele é lindo, meu nenezaõ,meu terceiro filho..Amo demais

Unknown disse...

Tenho um Boxer caramelo c/ uma mancha branca no peito, ele tem 05 meses. Comprei uma fêmea toda branca, sem nenhuma mancha, ela tem 44 dias... linda assim como o caramelo!

ANA SANTOS disse...

Eu tenho uma boxer branca, e tem pedigree. É uma amor de cadela com ema personalidade incrível. Muito brincalhona e imensamente ciumenta.

Unknown disse...

Olá
Tenho um Boxer branco lindo com 12 anos forte e saudável muito inteligente e protege a casa e a família, adora comer pão. Aos 9 anos tevê um tumor ao lado da boca que retiramos em cirurgia antes que ficasse maligno.

Anónimo disse...

Seu Boxer não deve ficar ispoato assim a sol...e deve usar protetor solar fator 90 de preferência...cuidado com o câncer de pele pois eles tem a pele muito branca e porém sensível de mais...tome cuidado!

Unknown disse...

Eu tenho um de um ano e oito meses, lindooooo, branquinho como neve.
Muito dócil, inteligente,tem a pele rosada, o que o deixa ainda mais bonito.
Amo, e não vejo nada de errado com a raça.

patricia severi disse...

Hoje adotamos a Betina, uma boxer branca de dois meses. Linda, inteligente e amável.

Unknown disse...

Tenho um boxer branco de tres anos chamado Thor assim que peguei ele descobri que ele era surdo, no começo me assustei um pouco até me adapitar, mas hoje em dia convivemos muito bem com isso, ele é um amor de cachorro, meu parceiro, não trocaria por nada!

Unknown disse...

Tive uma que se foi com 10 anos,essa semana precisei sacrifica-la.A um pouco mais de um ano ela apresentou mielopatia degenerativa e não andava mais e nos últimos meses um probleminha no coração fazia com que seu organismo retesse líquidos,era carinhosa de mais e muito adorada por todos,assim que puder vou arrumar outro.

Regina Remedio disse...

Caramba que lindo esse Boxer da foto...
apaixonante mesmo!
Não acretido que o povo discrimine um cachorro assim, não é possível, lindo demais!
Eu li muita coisa boa sobra a raça dos boxer nessa página bem aqui e super indico pra quem busca saber mais a respeito.

Adrianak99 disse...

Conheço um Boxer marron que cruzou com uma fêmea igualzinha a ele e nasceu 2 brancos na ninhada. Ele é o cachorro mais gentil, carinhoso, educado e brincalhão que já conheci. Todos do meu condomínio o admiram e as crianças o amam.

Unknown disse...

Meu deus até no mundo animal existe preconceito,eutnho uma boxe toda branca,linda,de seis meses amo demais,e com uma decidir via de nascença,ela nan escuta (surda)nem por isso vou deixar de amar
Eu vou querer outro na cria dela

Unknown disse...

Acabei de achar um filhote abandonado branquinho, ele é lindo

Unknown disse...

Olá vc tem algum filhote pra vende macho se tiver meu número é 941444924

Alex disse...

Predinosolona...de 5 a 20 miligramas dependendo do peso

Unknown disse...

Como foi sua experiência de ensinar desde filhote um cão surdo? Hoje, ele obedece bem aos comandos?

Unknown disse...

A minha é uma Boxer branca, estava com esse problema, apareciam bolhas inflamadas na região da barriga. Porém o problema eram as pulgas, foi tratada com simparic que também cuida de alergias de pele que podem ser causadas por pulgas e carrapatos

Unknown disse...

Eu tenho uma e ela e dócil tem 5 meses faz bastante arte mais amo ela Ela e branca ama fruta não conheço muito está raça pois e a primeira vez que tenho

Anónimo disse...

Boxer Branco pode tirar pedrigree?